Tipos de Parto

Obstetrícia

Obstetrícia – Tipos de PartoParto Humanizado

O parto humanizado antes de tudo é um conceito de parto que direciona toda atenção do momento às necessidades da mulher. A Organização mundial de saúde desde a década 80 sugere incentiva o parto vaginal, o aleitamento materno no pós-parto imediato, o alojamento conjunto (mãe e recém-nascido), à presença do pai ou outro acompanhante no processo do parto. Recomenda, também, a modificação de rotinas hospitalares consideradas como desnecessárias e geradoras de risco. Dessa maneira a gestante participa das decisões na hora do nascimento de seu bebê. Tanto a cesárea quanto o parto normal podem e devem ser humanizados.

Parto Normal

A maior vantagem desse tipo de parto é a recuperação da mãe que é muito mais rápida, além de oferecer baixo risco de complicações.
Atualmente existem as mais diversas técnicas que aliviam as fortes dores durante o trabalho de parto. Em raros casos o parto vaginal pode ser auxiliado por um instrumento chamado fórcipes.

Parto Cesáreo ou cesariana

Esse tipo de parto é indicado quando existem motivos clínicos tais como: tamanho do bebê desproporcional em relação a pelve da mãe, gestantes diabéticas, posição inadequada do bebê e mal desenvolvimento do trabalho de parto. Em qualquer momento no qual mãe e bebe estão em risco a cesárea pode ser indicada.