O que faz o trabalho de parto acontecer são as contrações uterinas ritmadas e frequentes de boa intensidade por várias horas seguidas.
Estas contrações fazem com que a parte inferior do útero (o colo do útero) se abra em até 10 centímetros e depois empurre o bebê para baixo no canal vaginal para que o nascimento possa acontecer.
Podemos dizer que o trabalho de parto começou quando se percebem contrações ritmadas, (pelo menos 3 contrações a cada 10 minutos) e com uma duração de pelo menos 40/50 segundos cada por mais de 2 horas seguidas.
Pra entender melhor como acontece o parto, vamos dividi-lo em FASES. São 6 fases diferentes, e cada uma tem um tempo muito distinto e variável de duração. Vamos entendê-las?
Pródromo
São contrações irregulares e que geralmente não trazem muito desconforto e dor.
Muitas mulheres passam por ela sem nem mesmo perceber, outras já sentem mais desconforto e se enganam facilmente achando que já é o trabalho de parto de verdade.
Esta etapa pode demorar dias e são comuns os alarmes falsos, quando parece ter engrenado com contrações ritmadas e de repente tudo para.
Ritmo das contrações: desordenado, vindo em blocos e espaçando. Duração irregular entre 20 a 60 segundos cada.
Dilatação do colo do útero: nesta fase o colo, que é grosso e posterior) pode afinar e vir pra frente. Não é esperada dilatação nesta etapa.
O que você vai sentir: barriga endurecer, principalmente mais na região baixa da barriga, cólicas como as menstruais, pode ser que o tampão saia e o intestino solte! Tudo normal e esperado. Essas contrações podem ser mais frequentes a noite.
O que fazer? Seguir a rotina.
FASE LATENTE ou de LATENCIA
:Trabalho de parto começando de verdade!
Contrações ficam mais regulares, com duração e frequência mais definida. Pode-se passar tranquilamente em casa aguardando a fase ativa chegar. Dura algumas horas , é o momento de pegar a mala e chamr o acompanhante e ir calmamente para a maternidade.
- Ritmo das contrações: regulares, geralmente vindo uma a cada 10 minutos, chegando a 3 contrações em 10 minutos. Duração mais regular, com pelo menos 40 segundos em cada contração.
- Dilatação do colo de útero: de 0 a 3 cm
- O que você vai sentir: barriga endurecer como um todo, dor na lombar no momento das contrações são comuns. Pode sair o tampão nesta fase ou um pouquinho de sangue vermelho escuro (como início de menstruação)
- O que fazer? Se concentrar mais, encontrar posições confortáveis e procurar DESCANSAR.
Fase Ativa:
Se conseguiu ficar em casa até aqui, agora é hora de ir para a maternidade. Contrações ficam mais fortes e frequentes, com duração e frequência bem definidas. Impossível ignora-las .
- Ritmo das contrações: regulares, no útero todo, geralmente vindo de 3 a 4 contrações a cada 10 minutos com duração de pelo menos 50 segundos em cada contração.
Dilatação do colo do útero: de 6 a 10 cm.
Você vai sentir: barriga endurecer como um todo, dor na lombar no momento das contrações são comuns. É comum que saia um pouco de sangue vermelho escuro ou vivo na calcinha.
O que fazer?
Encontrar posições confortáveis e procurar DESCANSAR. Se não conseguir ficar deitada, posições semi inclinadas ou na bola suíça com apoio a frente ajudam muito. Bolsa de água quente e massagem na lombar ou banheira sao boas opções. A anestesia pode ser necessária.
Dilatação do colo do útero: de 8 a 10 cm
O que você vai sentir: um misto de dor, cansaço, contrações muito fortes e bem comum um medo de que “não vai aguentar”! Mas você vai! Logo esta fase passa. É geralmente bem rápida.
O que fazer? Vocalizar, abusar do chuveiro quente ou banheira, se movimentar e contar com o apoio da assistência se ainda nao fez é mais que a hora de fazer anestesia, que pode evitar a exaustao.. Lembre-se que este é o momentodifícil e que no expulsivo TUDO vai mudar pra melhor!!
Expulsivo:
Nesta fase a cabeça do bebê fica bem mais baixa e começa a fazer pressão na parte final do intestino (reto). Vem aí uma vontade incontrolável de fazer força.
Ritmo das contrações: muito intensa, de 2 em 2 minutos, durando mais de 1 minuto cada, mas pode ser mais espaçada.
Dilatação do colo do útero: total! hora do bebê nascer
- O que você vai sentir: pressão, vontade de empurrar .
- O que fazer? obedecer o comando do corpo, fazendo os puxos (força)
Dequitação da placenta:
O bebê já nasceu e deve estar em seus braços! Pouco tempo depois a placenta irá se descolar.
- O que você vai sentir: cólica forte, pode ocorrer tremor no corpo, euforia e exaustão são emoções comuns.
- O que fazer? Curtir o bebê no colo, no contato pele a pele e se possível coloca-lo para sugar o colostro do peito e até mamar. Esta interação favorece imensamente o vínculo instintivo, o sucesso na amamentação e faz com que a mãe aumente ainda mais a produção de ocitocina, hormônio fundamental para expulsão da placenta e para a conexão entre mãe e bebê