Endometriose, miomas e cistos ovarianos são as principais causas de dor pélvica e de tratamento cirúrgico ginecológico.
Os miomas são encontrados em quase todas as mulheres em variadas quantidade s e tamanhos, e atualmente raramente requerem cirurgia. As cirurgias ficam reservadas quando a posição do mioma independente de seu tamanho pode causar infertilidade, hemorragia ou anemia.
A endometriose é doença causada pelo implante de células da camada interna do útero, o endométrio em outras regiões da cavidade pélvica. Pode causar dor, cólica dor nas relações sexuais e infertilidade. Em casos avançados pode acometer intestino e outros órgãos. O tratamento elimina sintomas e pode ser feito com medicamentos hormonais específicos ou de forma cirúrgica.
Os cistos ovarianos também são vistos em quase todas as mulheres no ultrassom, mas só associando com as queixas é que a presença deles pode ser relacionada com doença ou não.
Alguns casos muito comuns em mulheres jovens como teratomas (cistos de conteúdo composto de gordura, cabelos, ossos…) só pelo aspecto no ultrassom podemos saber que será necessária a cirurgia.